SEJA BEM VINDO À CONSULTARE

O seu canal direto com a saúde, segurança e o bem estar no trabalho.



terça-feira, 27 de outubro de 2009

TREINAMENTO DE CIPA


A NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA,

Estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas organizarem e manterem em funcionamento, por estabelecimento, uma comissão constituída exclusivamente por empregados com o objetivo de prevenir infortúnios laborais, através da apresentação de sugestões e recomendações ao empregador para que melhore as condições de trabalho, eliminando as possíveis causas de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 163 a 165 da CLT.

Carga Horária: 20 horas.

COM EXEMPLOS PRÁTICOS DE VIVÊNCIA DENTRO DA EMPRESA, E CERTIFICAÇÃO NO FINAL.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO!!! INVISTA NA SAÚDE DE SUA EMPRESA!!!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

TREINAMENTOS

Ministramos treinamentos para atender:
  • NR 10: Instalações e Serviços em Eletricidade - garantindo a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas, em suas diversas etapas, incluindo projeto, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação e, ainda, a segurança de usuários e terceiros.

  • NR 11: Com capacitação de operadores de empilhadeira e ponte rolante.


  • NR 18: Com treinamento em altura.


  • NR 23: Treinamento Brigada de Emergência.

  • NR 33: Treinamento de Espaço confinado - Supervisor de entrada e trabalhos em espaços confinados.


Nos adequamos à necessidade de sua empresa.



Treinamentos podem ser realizados na empresa ou no nosso Centro de Treinamento.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Perícias Judiciais


Oferecemos completa assessoria técnica, junto ao Departamento Jurídico das empresas, através de pareceres técnicos e assistência técnica judicial nas áreas cível e trabalhista, relacionados à:

- Doença Ocupacional.
- Perícias Médicas.
- Ergonomia.
- Responsabilidade Civil.
- Insalubridade.
- Periculosidade.
- Acidentes do trabalho.

Tais perícias são realizadas por Fisioterapeutas capacitados com Aprimoramento, que se faz necessário para esta atuação.

Contacte-nos já, e saiba mais sobre estes e outros benefícios para sua empresa!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Programa de Conservação Auditiva - PCA

O PCA (programa previsto pela NR-9) , é um conjunto de ações e medidas coordenadas que está inserido nas empresas com o objetivo de minimizar os riscos, evitando assim, o desencadeamento e/ou agravamento de perdas auditivas relacionadas ao trabalho.
A CONSULTARE realiza um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas, visando à redução e/ou eliminação dos riscos para audição através de treinamento, conscientização e do trabalho integrado de equipes; contando sempre com profissionais gabaritados em sua formação.

Peça um orçamento! Você verá que vale mais investir na prevenção de sua empresa!


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS


Com o objetivo de preparar as pessoas para o atendimento de emergências e também para atender ao disposto no item 7.5.1 da NR-7 do Ministério do Trabalho:


O TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS Item 7.5.1 - Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação de primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida; manter esse material guardado em local adequado, e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.


Informações gerais:

•Carga horária: 08 horas, com aplicação de prova no final do curso


Apostilas individuais, e parte prática.


•Curso obrigatório para todas as empresas


•Currículo voltado totalmente para prestação de Primeiros Socorros teórico e prático)


•Certificados de conclusão

Conteúdo abordado: Conceito; importância dos primeiros atendimentos; sinais, sintomas e sua importância; avaliação do cenário de um acidente; Parada Cardiorespiratória (RCP); Convulsões; Hemorragia; Diabetes; Acidente Vascular Encefálico (AVE); Queimaduras; Crise asmática; Fraturas; Choque elétrico (Eletrocussão).

PALESTRAS - Temas

ABAIXO SEGUEM ALGUNS DOS TEMAS DE PALESTRAS QUE OFERECEMOS, DURAÇÃO DE CADA UMA EM TORNO DE 60 MINUTOS.


* TABAGISMO
O tabagismo e os problemas de saúde; a dependência; "por que é tão difícil parar de fumar?"; benefícios ao parar de fumar; o que acontece no seu organismo após você fumar o último cigarro de sua vida!; ferramentas para parar de fumar hoje; você e a sua qualidade de vida.

* LER/DORT
Acidentes de trabalho, denominações de LER e DORT, fatores de risco, incidência, patologias mais comuns, estágios da DORT, prevenção e tratamento.

*
DST´s (Doenças Sexualmente Transmissíveis)
Histórico, formas de contágio, principais doenças, AIDS, sífilis, gonorréia, uretrite, candidíase, maneiras de colocação correta dos preservativos feminino/masculino, tratamentos.

* Saúde e Bem-estar do trabalhador



Como administrar o estresse nos dias de hoje, como conciliar a felicidade pessoal e profissional, atendimento das necessidades humanas, sobrecarga psíquica e sobrecarga corporal x diminuição do desempenho profissional, “prevenir é melhor que remediar” – como? (No fim desta palestra há sempre uma dinâmica de grupo).

* Hipertensão
O que é, como identificar se você possui hipertensão, fatores predisponentes e fatores condicionantes, conseqüências do adoecimento, tratamento.

* Obesidade
Conceito, tipos de obesidade, medidas de prevenção, conseqüências, como a obesidade interfere no processo produtivo e no bem-estar do trabalhador, tratamentos.

*
Ergonomia
Conceito e Norma regulamentadora, aplicação da ergonomia no trabalho, intervenções da ergonomia, análises: postos de trabalho, antropometria, biomecânica; medidas preventivas e construtivas para melhora do ambiente de trabalho, (micro pausas, ginástica laboral), como alcançar o sucesso nos negócios e a melhoria na qualidade de vida no trabalho.

* Biossegurança
Conceito, Medidas técnicas, Ato inseguro, Condição insegura, equipamentos de proteção individual (EPI´s), equipamentos de proteção coletiva (EPC´s), Vacinação, Riscologia (riscos: físicos, químicos, biológicos, psicológicos, ergonômicos e de acidentes).


* O Sono e sua importância
A importância do sono, as 5 fases, distúrbios do sono (apnéia, bruxismo, ronco, insônia, distúrbios das pernas inquietas,...), benefícios de uma boa noite de sono para a mente e para o corpo, e os efeitos nocivos para a sua falta, trabalhadores que são submetidos à horários noturnos, dicas para se conseguir um maior descanso.

ESCLARECIMENTOS QUANTO AOS PROGRAMAS


- O que é o PCMSO?


Trata-se do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, previsto pela Norma Regulamentadora 07-NR 07 - Portaria do Ministério do Trabalho número 3214 de 08/06/78. Sua elaboração envolve várias etapas. Inicialmente, são feitas visitas à empresa por um médico do trabalho que observa os funcionários em atividade e avalia os riscos potenciais à saúde presentes no ambiente . De posse do PPRA, é emitido um documento que relaciona tais riscos às funções envolvidas, bem como os exames e procedimentos necessários para o seu controle. É portanto um instrumento valioso para melhoria das condições de trabalho e saúde.


- O que é o PPRA?


Trata-se do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais. É um levantamento dos riscos ambientais feito por profissional habilitado. Normalmente envolve medições do nível de ruído, calor e outros fatores aos quais são expostos os trabalhadores. De posse destes dados, é feito um cronograma de implantação de medidas de minimização dos riscos e proteção à saúde.


- O que é PPP?


O Perfil Profissiográfico Previdenciário é um formulário com campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual é exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa.
Esse formulário deve ser preenchido pelas empresas que exercem atividades que exponham seus empregados a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física (origem da concessão de aposentadoria especial após 15, 20 ou 25 anos de contribuição). Além disso, todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, de acordo com Norma Regulamentadora nº 9 da Portaria nº 3.214/78 do MTE, também devem preencher o PPP.
O PPP deve ser preenchido para a comprovação da efetiva exposição dos empregados a agentes nocivos, para o conhecimento de todos os ambientes e para o controle da saúde ocupacional de todos os trabalhadores.

SIPAT - SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO





Apresentamos um modelo de SIPAT que tem como base uma metodologia construtivista, onde o conhecimento, a participação e a integração de todos os funcionários da empresa se torna a base para os princípios fundamentais do trabalho.

O resultado é fundamentado da seguinte forma:
Para a realização das atividades propostas, os empregados precisarão conhecer os conceitos e práticas de segurança; e estarão, além de comparando o próprio desempenho com a sua realidade, fixando e aumentando, ainda mais, o comprometimento com a segurança do trabalho.
Outro ponto positivo desta metodologia é que ela envolve a participação de todos os níveis hierárquicos da empresa.



Toda a SIPAT é realizada através do desenvolvimento de atividades que elevam o potencial de prevenção de acidentes da empresa e de cada empregado. Atividades como: Palestras, Jogos, Concurso de Frases, Talentos da Música, Teatro, Apresentação de Vídeos, Ginasticão (Ginástica Laboral para toda a empresa), entre outros.



Para aumentar a eficácia do processo de aprendizagem e estimular o comprometimento dos empregados com as práticas de prevenção de acidentes buscamos:



• Passar mensagens simples, de fácil entendimento
• Sensibilizar as pessoas
• Recolher informações (feedback)
• Diversificar os veículos de informação
• Registrar as evidências
• Mensurar os resultados
• Envolver as lideranças na prevenção


Tempo de realização: 1 hora por dia, durante os 5 dias da SIPAT.


Nos adequamos à sua necessidade, estrutura completa (Stands, tendas, equipe de som e vídeo, aluguel de cadeiras, Coffee Break, com programação de atividades...), ou só pacote de atividades.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - AET


Análise Ergonômica do Trabalho – AET

A Análise Ergonômica do Trabalho foi elaborada de acordo com as diretrizes da NR-17 da Portaria Nº 3751 de 23 de novembro de 1990 do Ministério do Trabalho, e se propõe a partir da análise de uma demanda, que pode ser da conseqüência da concepção de equipamentos ou da melhoria do ambiente do trabalho (demanda preventiva), do número elevado de doenças ou acidentes do trabalho (demanda de saúde), das reclamações de sindicato dos trabalhadores (demanda social), da notificação de auditores fiscais do trabalho ou das ações civis públicas (demanda legal).


A Análise Ergonômica do Trabalho é parte integrante das normas regulamentadoras devendo estar articulado com as demais normas de Segurança e Medicina do Trabalho, em particular com o Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional – PCMSO, e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. Com isto, espera-se ao final deste estudo, chegar-se às causas e possíveis sugestões de melhorias ergonômicas nestes setores e funções, diagnosticando e estabelecendo medidas que visem à melhoria dos postos de trabalho, com o objetivo de proporcionar uma efetiva adaptação das condições de trabalho às características psifisiológicas dos trabalhadores, proporcionando o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, conforme estabelecido na Norma Regulamentadora NR 17.

GINÁSTICA LABORAL



Ginástica Laboral

Importante prática que mescla a ginástica, alongamentos, massagem e acima de tudo conscientização sobre o corpo, proporcionando ao trabalhador, bem estar; diversão, relaxamentos, controle respiratório adequado, alívio das tensões diárias, além do preparo da musculatura frente ao esforço repetitivo, garantindo diversos benefícios para a empresa e para o funcionário.
Alguns dos objetivos para a empresa aderir ao Programa de Ginástica Laboral:

- Mais um benefício oferecido pela empresa para o empregado.
- Melhora do Ambiente de Trabalho na relação patrão - empregado.
- Valorização da Empresa pelo próprio funcionário, gerando uma boa imagem no mercado.

E outros tantos para seus funcionários:

- Diminuição de acidente de trabalho devido à melhora de reflexos, conscientização corporal, maior flexibilidade das articulações e dos músculos.
- Diminui a insônia, melhora do sono.
- Prevenção e tratamento da osteoporose.
- Promove integração e sociabilização entre os funcionários.

Programa de Orientação Postural

A presença do Fisioterapeuta do Trabalho dentro da empresa, trabalhando processo de reeducação postural dos hábitos e conscientização do uso das posturas corretas, com os benefícios que elas trazem é de grande valia para a manutenção de um programa preventivo e corretivo.
E nos casos de trabalhadores que já apresentaram queixas de dores ou desconforto músculo-esqueléticos e precisam mudar hábitos e implantar mudanças no seu modo operatório, há necessidade de acompanhamento para efetivar as orientações.